Receitas na tela: uma análise da fala em vídeos curtos em aplicativos de compartilhamento

Authors

  • Eduardo Costa Cavalcante UFAL
  • Ingridy da Paixão dos Santos UFAL
  • Josefa de Oliveira Silva UFAL
  • Elizama de Souza Silva UFAL
  • Gustavo Roniere Ferreira da Silva UFAL

Keywords:

Vídeos curtos, Variação na fala, Preconceito linguístico

Abstract

A presente investigação tem como objetivo geral analisar a fala de influenciadores digitais em aplicativos de compartilhamento, a saber, TikTok e YouTube. Para isso, o corpus de análise é composto por dois vídeos curtos disponíveis respectivamente nesses aplicativos, escolhidos especificamente por exibirem, com frequência e popularidade, receitas gastronômicas. Com esta pesquisa, busca-se identificar alguns padrões linguísticos adotados no ambiente digital, evidenciando as variações na fala dos enunciadores. Metodologicamente, a investigação está ancorada em uma abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1982), e o referencial teórico inclui autores como Coelho et al. (2012), Machado (2018), Souza (2022), Bortoni-Ricardo (2006), Roberto (2016), Bezerra e Silva (2017), Bagno (2007), entre outros. Em ambos os vídeos, destacaram-se fenômenos específicos, como a monotongação, caracterizada pela omissão da semivogal do ditongo em algumas palavras, e a supressão do /r/ na forma infinitiva dos verbos. Conclui-se, portanto, que fatores linguísticos e extralinguísticos explicam variações como essas no português brasileiro e, ao explorar os motivos por trás dos fenômenos exibidos, lança-se luz sobre ocorrências que, muitas vezes, são estigmatizadas, contribuindo para a perpetuação do preconceito linguístico.

Author Biographies

  • Eduardo Costa Cavalcante, UFAL

    Licenciando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Arapiraca, Alagoas, Brasil

  • Ingridy da Paixão dos Santos , UFAL

    Licencianda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Arapiraca, Alagoas, Brasil

  • Josefa de Oliveira Silva, UFAL

    Licencianda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Arapiraca, Alagoas, Brasil. 

  • Elizama de Souza Silva , UFAL

    Licencianda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Arapiraca, Alagoas, Brasil

  • Gustavo Roniere Ferreira da Silva , UFAL

    Licenciando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Arapiraca, Alagoas, Brasil

References

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BEZERRA, J.D.J; SILVA, J.D.S. Uma proposta para a prática docente no ensino da fonologia a partir da análise em apócope do /r/ em verbos no infinitivo. Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38815 . Acesso em: 31 out. 2024.

BODGAN, R.; BIKLEN, S.K. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon, Inc., 1982.

BORTONI-RICARDO, S. M. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl. (Orgs.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: UFSC, 2006, p. 267- 276.

BREGA, Mirian (@mirianbrega). Chegou o dia do aniversário. TikTok. Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMha9kcfN/. Acesso em: 13 out. 2024.

CALLOU, Dinah; SERRA, Carolina. Variação do rótico e estrutura prosódica. Revista do GELNE, vol. 14, n. Especial, 41-58, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9363. Acesso em: 31 out. 2024.

CEGALLA, Domingo Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 43. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 2000.

COELHO, Izete Lehmkuhl; et al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2012.

FERNANDES, Edna Ranielly do Nascimento. Metaplasmos por supressão do português brasileiro: casos de apócope e monotongação no Sítio Arisco – Lagoa de DentroPB. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33701. Acesso em: 01 nov. 2024.

FREITAS, Amanda Cristina de; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira. O apagamento do /R/ em coda final de nomes e verbos infinitivos na escrita escolar de alunos do 8º ano. Revista Investigações, Recife, v. 34, n. 2, p. 1 - 26, 2021. DOI: 10.51359/2175- 294x.2021.251221. Disponível em: https://encurtador.com.br/8suR8. Acessado em 31 out. 2024.

FREITAS, Bruna Faria Campos de. Estudo da monotongação de ditongos orais decrescentes na fala Uberabense. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) — Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/25426a0e-42db-492d-9fa9-05f3c8f3c9f4. Acesso em: 02 nov. 2024.

GARCIA, B. T. D. Metaplasmos e o ensino de ortografia: uma proposta didática para o estudo de verbos no infinitivo. TCC ( Graduação em Letras - Língua Portuguesa). Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022.

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Variação linguística e leitura: fenômenos variáveis da fala na leitura em voz alta. A Cor das Letras, v. 19, n. 4, p. 196-218, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v19i4Especial.2867. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2867. Acesso em: 02 nov. 2024.

PEREIRA, Ruan (@ruanpereiraof). FIZ UM BRIGADEIRO DE CAPIM!. YouTube, 16 set. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/wPrisR623q8. Acesso em: 14 out. de 2024.

ROBERTO, T. M. G. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANTOS, Jeylla Salomé Barbosa dos. As realizações de /R/ em coda silábica na comunidade de Porto da Rua, litoral norte de Alagoas: análise linguística e sociolinguística. Dissertação. (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2010.

SIMIONI, Taíse; RODRIGUES, Éder Lupe. Monotongação de ditongos orais decrescentes na escrita de crianças de séries iniciais. Letrônica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 695–712, 2015. DOI: 10.15448/1984-4301.2014.2.17922. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/17922. Acesso em: 1 nov. 2024.

SOUZA, Victor Renê Andrade. Monotongação dos ditongos decrescentes orais [oʊ̯], [eɪ̯], [aɪ̯] e [oɪ̯] na fala e na leitura em voz alta de universitários sergipanos. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível:http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15779. Acesso em: 31 out. 2024.

Published

2025-10-10

Issue

Section

Primeiras Letras