TRADIÇÃO E TALENTO INDIVIDUAL: A METÁFORA DA “CEIA” EM UM POEMA DE JOSÉ Paulo Paes

Autores

  • Patrícia Chanely Silva Ricarte Universidade Estadual de Goiás – UEG, Câmpus de São Luís de Montes Belos.

Palavras-chave:

Tradiçao. Talento. Metáfora.

Resumo

Neste artigo, proponho uma leitura do poema “Ceia”, publicado por José Paulo Paes,em Prosas seguidas de odes mínimas, procurando vislumbrar o alcance crítico do planometafórico no que concerne à discussão da relação entre tradição e talento individual, numaperspectiva que recobre a poesia moderna de modo geral e, de modo muito especial, a obraespecífica desse poeta, o qual confessadamente procurava se apropriar de “todos os versos jácantados” pelos seus antepassados literários.

Palavras chave: Tradiçao. Talento. Metáfora.

Biografia do Autor

  • Patrícia Chanely Silva Ricarte, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Câmpus de São Luís de Montes Belos.
    Professora de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás – UEG,Câmpus de São Luís de Montes Belos.

Downloads

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras

Como Citar

TRADIÇÃO E TALENTO INDIVIDUAL: A METÁFORA DA “CEIA” EM UM POEMA DE JOSÉ Paulo Paes. Ícone - Revista de Letras (ISSN 1982-7717), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 61–70, 2010. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/article/view/5101. Acesso em: 26 set. 2026.