Operadores argumentativos na escrita acadêmica convencional da pós-graduação: um estudo a partir da linguística textual
Palavras-chave:
Artigo científico, Educação, Escrita acadêmica, Pós-graduaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos de sentido motivados pelo uso de operadores argumentativos utilizados na escrita acadêmica convencional de docentes em formação continuada em um Mestrado em Educação. A fundamentação teórica está alojada na interface entre as investigações no âmbito da Linguística Textual (LT) e os estudos sobre Formação de Professores (FP). Consideramos um olhar teórico interdisciplinar, pois acreditamos que, dessa maneira, foi possível propor um percurso analítico mais complexo. A metodologia é caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, já que os dados foram tratados sob uma perspectiva interpretativista. O corpus desta pesquisa é constituído por 12 artigos científicos produzidos por mestrandos em Educação, em uma universidade particular, localizada na cidade de São Paulo. Os resultados apontam para um uso mecanizado dos operadores argumentativos, o que prejudicou a sequência argumentativa da escrita acadêmica, tornando-a pouco reflexiva.
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