Corpo, discurso e sentido: uma leitura dos quadrinhos “Os porcos”, de Verônica Berta

Autores

  • Stéfany Freitas da Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá
  • Fernanda Surubi Fernandes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá

Palavras-chave:

Discurso, Violência, Corpo

Resumo

Ao trabalhar com os estudos sobre a linguagem, compreende-se que os sentidos são estabelecidos no processo de relação com o outro. Um aspecto que se estuda, trata-se do processo de leitura, pois compreende-se que é no ato de leitura que os sentidos são produzidos (Orlandi, 2010). Nessa condição, analisar uma história em quadrinho, é considerar todas as suas materialidades, a escrita, as cores, os traços, considerando como são projetados para produzir efeitos no leitor. Assim sendo, este estudo apresenta uma análise sobre o quadrinho “Os porcos” de Verônica Berta (2018), obra que se trata de uma adaptação de um conto de Júlia Lopes de Almeida. Este estudo se foca não apenas na questão da materialidade do quadrinho, bem como o corpo e sujeito são constituídos na adaptação quadrinística de Berta (2018). Para realizar a análise, a pesquisa baseou-se na Análise de Discurso (Orlandi, 2010), como também em pesquisadores sobre histórias em quadrinhos (Eisner, 1989; Bibe-Luyten, 1987; Ramos, 2023). Dessa forma, este estudo se divide em três partes: primeira apresenta-se a compreensão sobre histórias em quadrinhos, depois sobre discurso e corpo, para então analisar o quadrinho “Os porcos”.

Biografia do Autor

  • Stéfany Freitas da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá

    Graduada em Letras-Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Unidade Universitária de Iporá. 

  • Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá

    Docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás ­- UEG/Unidade Universitária de Iporá. Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Quadrinhos em Discurso (CNPq/UEG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, registros, mulher, prostituição, cidade, leitura, escrita.

Referências

BERTA, Verônica. Os porcos. In: BERTA, Verônica. Ânsia eterna. SESC-SP, 2018.

BIBE-LUYTEN, Sonia M. O que é histórias em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. Martins Fontes, 1989.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O corpo como materialidade discursiva. REDISCO. Vitória da Conquista, v. 2. N.1, 2013. p. 77-82. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2697. Acesso em 31 mai. 2024.

LOPES, Alessandra Hypolita Valle Silva. Ânsia eterna – a transcriação dos contos de Júlia Lopes de Almeida para a arte sequencial de Verônica Berta. Revista Abusões. N. 20. Ano 9. 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70675/45568. Acesso em 31 mai. 2024.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. (Orgs.) Introdução às ciências da Linguagem: Textualidade e Discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 2010. p. 12-31.

PÊCHEUX, Michel, Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre. Et. al. Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007. p. 49-56.

RAMOS, Loyanny Alves. A bruxa nas histórias em quadrinhos, de Ju Loyola: entre dis-cursividades, silêncio e intericonicidade. Dissertação Mestrado. Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade. Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, 2023.

VITRAL, Ramon. Verônica Berta e o desafio de adaptar o texto de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) no álbum Ânsia Eterna. Vitralizado. 2018. Disponível em: https://vitralizado.com/hq/veronica-berta-e-o-desafio-de-adaptar-o-texto-de-julia-lopes-de-almeida-1862-1934-no-album-ansia-eterna/. Acesso em 31 mai. 2024.

Downloads

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras