DOMÍNIO CULTURAL, RAZÃO INSTRUMENTAL E ESCLARECIMENTO EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER

Autores/as

  • Maria Célia da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Elton Emanuel Brito Cavalcante Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Esclarecimento, Domínio Cultural, Razão Instrumenta

Resumen

Theodor Adorno e Max Horkheimer se dispuseram a analisar não as causas da razão, como o fizeram empiristas e racionalistas, mas em entender os objetivos mais profundos dessa faculdade humana. Para entendê-la fizeram uma retrospectiva histórica, desde os mitos contidos na Ilíada e Odisseia até os criados pela Modernidade, com o intuito de revelar as artimanhas daquilo que eles denominaram de “Esclarecimento”. Dirão que, ao mesmo tempo em que o esclarecimento é tentativa de vitória sobre as forças da natureza e sobre os temores humanos, é, também, uma forma de enclausurar o homem, não este ou aquele pertencentes a uma classe social, mas a humanidade em geral. O objetivo deste trabalho é, pois, é relacionar o conceito de esclarecimento às formas de domínio cultural do homem moderno, buscando explicar até que ponto as sociedades ocidentais são prisioneiras daquilo que elas acreditam ser o grande instrumento de libertação: a Razão.

Biografía del autor/a

  • Maria Célia da Silva, Universidade Federal de Rondônia
    Mestranda em Estudo Literários pela UNIR. Porto Velho, Rondônia, departamento de Letras da UNIR.
  • Elton Emanuel Brito Cavalcante, Universidade Federal de Rondônia
    Mestrando em Estudos Literários pela UNIR. Porto Velho, Rondônia, departamento de Letras da UNIR.

Número

Sección

Pesquisadores/Pesquisadoras