Produção textual na escola básica: o gênero artigo de opinião

Autores

  • Andriele Bairros Gonçalves Graduada no Curso de Licenciatura em Letras Português e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Vaima Regina Alves Motta Profª Drª do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

Produção Textual, Artigo de Opinião, Coesão, Escola Básica.

Resumo

O presente artigo é um recorte do projeto de “Produção textual no Ensino Médio” desenvolvido no ano de 2016 em uma escola básica, da cidade de Santa Maria/RS, por uma acadêmica do 8º semestre do curso de Letras Português, sob orientação de uma Profa. Dra. do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo apresentar o trabalho realizado com o gênero textual artigo de opinião. A argumentação é um componente importante no ensino do aluno, pois através da argumentação ele consegue se posicionar diante de uma situação ou de um problema em questão, atuando como sujeito crítico e formador de sua própria opinião. Recorreu-se à Linguística do Texto como suporte teórico e a metodologia adotada pautou-se na pesquisa-ação. Dentre os investimentos com os quais o projeto se comprometeu, pontuamos, neste artigo, a coesão textual e a argumentação como recursos representativos da busca de investimentos para contribuir com a qualificação da produção escrita do público envolvido. O projeto foi desenvolvido, semanalmente, em forma de oficinas e ao final de todo processo de ensino-aprendizagem, constatou-se resultados significativos, no que tange à produção escrita de gêneros argumentativos, bem como na consciência dos estudantes sobre a necessidade de reescritas na busca de avanços na qualidade das produções.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Edição

Seção

Artigos