Reflexões sobre o ensino de língua materna em uma perspectiva sociolinguística

Autores

  • Bruno Alves de Paula UEG

Palavras-chave:

Sociolinguística. Variação. Ensino. Língua

Resumo

Este estudo objetiva desenvolver uma reflexão crítica acerca da prática de ensino de língua materna a partir dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional. Para tanto, abordam-se, a princípio, pontos essenciais como as noções de língua e linguagem, a importância da teoria Sociolinguística, as relações entre língua e cultura, os diferentes desdobramentos do português falado no Brasil, entre outros. Por fim, busca-se observar o espaço da oralidade na sala de aula, considerando o contexto atual da educação brasileira, evidenciando qual o papel do professor e da escola frente às variações linguísticas.

Biografia do Autor

  • Bruno Alves de Paula, UEG
    Possui licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas e pós-graduação lato sesu em Docência Universitária, ambas pela Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2018-04-12

Edição

Seção

Artigos