Reflexões sobre o ensino de língua materna em uma perspectiva sociolinguística
Palavras-chave:
Sociolinguística. Variação. Ensino. LínguaResumo
Este estudo objetiva desenvolver uma reflexão crítica acerca da prática de ensino de língua materna a partir dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional. Para tanto, abordam-se, a princípio, pontos essenciais como as noções de língua e linguagem, a importância da teoria Sociolinguística, as relações entre língua e cultura, os diferentes desdobramentos do português falado no Brasil, entre outros. Por fim, busca-se observar o espaço da oralidade na sala de aula, considerando o contexto atual da educação brasileira, evidenciando qual o papel do professor e da escola frente às variações linguísticas.Downloads
Publicado
2018-04-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.