CORPO, DISCURSO E PODER: ANÁLISE DE REGISTROS LEXICOGRÁFICOS DE MULHER, GORDO E SAUDÁVEL

Autores

  • Odália Bispo de Souza e Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Discurso. Sentido. Sujeito. Dicionário.

Resumo

Neste estudo, propomos uma retomada de alguns postulados da Análise do Discurso de linha francesa seguida de estudo de verbetes extraídos de dois dicionários, publicados em contextos sócio-históricos distintos – Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa (1964) e Novo Aurélio Século XXI (1999). Partimos do pressuposto de que os enunciados lexicográficos não se constituem como neutros e estaques, necessitando ser examinados na condição de acontecimento discursivo, isto é, considera-se que sua emergência resulta da relação entre elementos de ordem linguística, ideológica e histórica, determinados pelas condições de (re)produção. Além disso, tendo em vista que, numa perspectiva foucaultiana, o corpo recebe novas configurações na sociedade contemporânea, os verbetes saudável e gordo serão analisados, considerando-se que refletem o poder e os mecanismos de controle que os envolvem.

Biografia do Autor

  • Odália Bispo de Souza e Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Professora na Universidade Estadual de Goiás e coordenadora pedagógica do Programa Educando e Valorizando a Vida da Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2014), pós-Graduação lato sensu em Formação de Professor de Língua Portuguesa pela PUC-GO (2004), mestrado em Letras - Literatura e Crítica Literária pela PUC - GO (2011), doutorado em Letras-Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, atuando principalmente, com Linguística Textual, Análise do Discurso de vertente foucaultiana, Letramentos e Formação Docente. Sua produção acadêmica tem contemplado temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sobretudo, os processos de objetivação e de subjetivação do professor.

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Publicado

2017-11-25

Edição

Seção

Artigos