O texto literário programado e o papel do leitor no processo de construção de sentido

Autores

  • Marcus Vinícius da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Thiago Lobo Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

leitura, texto como programação, estética da recepção, teoria literária.

Resumo

A construção de sentido de uma obra não deve estar condicionada somente às estruturas internas do texto, mas também à própria atividade de leitura, isto é, a interação entre leitor e obra. Levando em consideração os preceitos explicitados por Vincent Jouve em sua obra A Leitura (2002), o presente artigo pretende elucidar as formas como o texto programa sua recepção e quais são as competências que o leitor deve desempenhar para entrarem em conjunção com o texto

Biografia do Autor

  • Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

     

    Mestrando em Letras Neolatinas - Estudos Linguísticos em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com bolsa do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, pós-graduando em Leitura e Producao de Textos pela Universidade Federal Fluminense - UFF.Graduado em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, no Projeto intitulado Galego e/ou Português: Representações Linguísticas de Estudantes de Letras sobre Enunciados Orais, sob a orientação do Prof Doutor Xoán Carlos Lagares Diez. Participou também do Grupo de Estudos de Políticas Linguísticas - GEPLi, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, sob a coordenação da Prof Doutora Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues - UFSCar e do Prof Doutor Xoán Carlos Lagares Diez - UFF, atuando na linha de pesquisa: Políticas linguísticas contemporâneas em países lusófonos e hispanófonos. Aprovado no Edital de N 13/2013 - Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense - UFF - no âmbito do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander e cursou o segundo semestre de 2014 na Universidad de Salamanca - USAL-ESPANHA. 

  • Thiago Lobo, Universidade Federal Fluminense - UFF
    Mestrando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal – UFF e pós-graduando em Leitura e Produção de Textos e graduado em Letras pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Edição

Seção

Artigos