EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA OBRA “VIDAS SECAS”

Autores

  • Diego Junior Oliveira de Azevedo Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Fernando Moreno da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) http://orcid.org/0000-0002-9273-9667

Palavras-chave:

Vidas secas. Unidades fraseológicas. Expressões idiomáticas.

Resumo

A lexicologia volta-se cada vez mais aos estudos fraseológicos, subárea das ciências do léxico que se ocupa das unidades de significação superiores à palavra, chamadas de unidades fraseológicas. Este artigo analisa as expressões idiomáticas (EI’s) presentes no livro Vidas Secas de Graciliano Ramos. Foi feita uma sistematização na forma de verbete das 41 EI’s encontradas na obra. O estudo destaca: (i) as EI’s não são uma peculiaridade da fala, mas está presente também na modalidade escrita; (ii) a importância de dicionários especializados em expressões idiomáticas, pois tais obras lexicográficas ainda são desconhecidas do grande público, sobretudo no âmbito escolar.

Biografia do Autor

  • Diego Junior Oliveira de Azevedo, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
    Graduando em Letras (Português/Espanhol) pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ). Integrante do Grupo Paranaense de Estudos do Léxico (GruPEL/UENP).
  • Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
    Bacharelado em Jornalismo/2001 (UNESP/Bauru), Mestrado/2006, Doutorado/2009 e Pós-Doutorado/2012 em Linguística (UNESP/Araraquara). Atualmente, professor do curso de Letras (Campus Jacarezinho), do Mestrado Profissional em Letras (Campus Cornélio Procópio) e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico). Áreas de interesse: lexicologia, onomástica, dicionários, fraseologia.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Edição

Seção

Artigos