A herança da picaresca clássica na literatura brasileira: um estudo comparativo entre Lazarillo de Tormes e Malagueta, Perus e Bacanaço de João Antonio (1963)

Autores

  • Juliana Recalde Gimenez UEMS

Palavras-chave:

Picaresca, Malandragem, Literatura Comparada.

Resumo

RESUMO:O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca das heranças picarescas na literatura brasileira. Para tal empreendimento foi desenvolvido um estudo comparativo entre a obra Lazarillo de Tormes (1554) e Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), do autor João Antonio. Como suporte teórico foram adotados estudos de Botoso (2010), González (1988), Candido (2004), entre outros. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o referencial teórico, levantando o material publicado em livros e revistas virtuais, com a finalidade de estabelecer um percurso histórico relatando o surgimento da picaresca como uma crítica ao reino espanhol do século XVI e XVII. Em seguida, apresentamos o enredo da obra considerada o cerne da picaresca, o romance Lazarillo de Tormes, já evidenciando nela as principais características da picaresca clássica. Sabendo que a picaresca é um fenômeno espanhol, tentamos demonstrar aspectos herdados pelo romance brasileiro da malandragem da novela picaresca clássica. Para isso, apresentamos também, contudo de forma breve, a obra Memórias de um Sargento de Milicias de Manoel Antonio de Almeida, apenas para caracterizar o romance de malandragem. E Por fim, tentamos por meio das aventuras presentes nos contos Malagueta, Perus e Bacanaço, evidenciar aspectos parecidos com a estética espanhola, assim como as diferenças. Logo, a metodologia utilizada no presente estudo foi um levantamento bibliográfico, seguida de uma pesquisa analítico-descritiva.

Biografia do Autor

  • Juliana Recalde Gimenez, UEMS
    Formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, possui experiência em Análise do Discurso e Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Edição

Seção

Artigos