META-HISTÓRIA, METAFICÇÃO E METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA: UMA REVISÃO CRÍTICA

Autores

  • Paulo Alberto da Silva Sales UFG

Palavras-chave:

Meta-história, Metaficção, Metaficção historiográfica

Resumo

Neste artigo, examinaremos alguns aspectos teóricos da narrativa histórica contemporânea que dialoga com estratégias da narrativa ficcional pós-moderna, tendo, como base, sobretudo, os estudos de Hayden White, Linda Hutcheon e Fernando Aínsa. Para exemplificarmos nossas reflexões, recorreremos a algumas obras literárias da tradição e da contemporaneidade com o intuito de demonstrar que os diálogos entre literatura e história eram feitos desde tempos remotos. Agora, na pós-modernidade, esses diálogos só se intensificaram e, por meio deles, as narrativas tornaram-se híbridas, ao passo que exigiam leitores mais atentos às retomadas dos fatos históricos e aos meandros do fazer literário propriamente dito.

Biografia do Autor

  • Paulo Alberto da Silva Sales, UFG

    Doutor em Letras (Estudos Literários), pela Universidade Federal de Goiás.

    Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutoramento em Estudos Literários sob supervisão da Profa. Dra. Zênia de Faria, também na Universidade Federal de Goiás.

    Atua na Docência do Ensino Superior desde 2008. Foi professor da UEG - UnU São Luís de Montes Belos, da Faculdade Montes Belos, da PUC Goiás, do IFGoiano Câmpus Ceres e atualmente é docente da UniEVANGÉLICA da gradução e da pós-graduação (Mestrado em Direito e Linguagens)

    Possui publicações em livros, capítulos de livros e revistas eletrônicas na área de Letras e Linguística. 

Downloads

Publicado

2017-11-25

Edição

Seção

Artigos