A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA PROPAGANDA DA CERVEJA DEVASSA

Autores

  • Alex Bruno da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

mulher, gênero, poder, mídia.

Resumo

O presente artigo procura compreender o processo de produção de sentidos sobre a imagem feminina no discurso publicitário, especificamente, nas propagandas de cerveja. Nesses textos, geralmente, são veiculadas representações machistas e preconceituosas a respeito das mulheres, tais imagens são estabelecidas como realidade por meio de instituições como a mídia, o Estado, a escola, a religião, dentre outras. A fim de refletir acerca dessa relação de gênero, poder e mídia, tomou-se como corpus de análise a propaganda da cerveja Devassa, protagonizada pela cantora Sandy, do ano de 2011, que apresentava como slogan “Todo mundo tem um lado devassa”.

Biografia do Autor

  • Alex Bruno da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Atualmente é professor no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luís de Montes Belos, atuando como Coordenador de Curso e como docente de disciplinas da área de Língua Portuguesa e Literatura. É mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG).Possui graduação em Letras/ Inglês,Português e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Goiás(2008). Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás (2015). Estuda narrativas brasileira contemporânea. Tem experiência em Letras, com ênfase em Literatura, Inglês e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

06-06-2017

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras