VERSÕES DO FEMININO EM AS HORAS: PERSPECTIVAS COMPARADAS ENTRE LITERATURA E CINEMA

Autores

  • Antônio João Galvão de Souza Universidade Federal de Goiás, UFG.
  • Glacy Magda de Souza Machado Universidade Federal de Goiás, UFG.
  • Marina Cardozo Mesquita Universidade Federal de Goiás, UFG.
  • Paulo Alberto da Silva Sales Universidade Federal de Goiás, UFG.

Palavras-chave:

Literatura comparada. Literatura e cinema. Pós-modernidade.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma análise comparada do romance As Horas, de Michael Cunningham, e do filme As Horas, de Stephen Daldry. Primeiramente, analisamos aspectos da intertextualidade, o que nos faz situar a referida obra como pastiche, além de refletirmos sobre a pós-modernidade e sobre a fragmentação de identidades no século XX. Procedemos, então, a uma análise intersemiótica com o filme homônimo, lançado em 2002, por considerarmos a importância da interação entre estas duas formas de linguagem, a escrita e a visual, nos estudos contemporâneos. Por fim, tendo em vista as concepções de identidade na pós-modernidade, encerramos com um breve estudo sobre o feminino e o homoerotismopresente em As Horas.  

PALAVRAS-CHAVE: Literatura comparada. Literatura e cinema. Pós-modernidade. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos