VERSÕES DO FEMININO EM AS HORAS: PERSPECTIVAS COMPARADAS ENTRE LITERATURA E CINEMA
Palavras-chave:
Literatura comparada. Literatura e cinema. Pós-modernidade.Resumo
Este artigo é o resultado de uma análise comparada do romance As Horas, de Michael Cunningham, e do filme As Horas, de Stephen Daldry. Primeiramente, analisamos aspectos da intertextualidade, o que nos faz situar a referida obra como pastiche, além de refletirmos sobre a pós-modernidade e sobre a fragmentação de identidades no século XX. Procedemos, então, a uma análise intersemiótica com o filme homônimo, lançado em 2002, por considerarmos a importância da interação entre estas duas formas de linguagem, a escrita e a visual, nos estudos contemporâneos. Por fim, tendo em vista as concepções de identidade na pós-modernidade, encerramos com um breve estudo sobre o feminino e o homoerotismopresente em As Horas.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura comparada. Literatura e cinema. Pós-modernidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.