ARGUMENTAÇÃO E PERSUASÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE O CONTRATO DE LEITURA EM TEXTOS DE DIOGO MAINARDI PARA A REVISTA VEJA

Autores

  • José Wanderson Lima Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Roselany de Holanda Duarte Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN.

Palavras-chave:

Persuasão. Contrato de Leitura. Mainardi. Veja.

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar as estratégias argumentativas  do cronista-articulista da revista Veja, Diogo Mainardi, para efetivar seu contrato de leitura. A base teórica que sustentará esta análise se encontra na teoria da argumentação ou nova retórica, desenvolvida por Perelman e Tyteca, e na análise de discurso de vertente francesa. A nova retórica representa a aproximação da argumentatividade à realidade dos falantes, visto que o componente argumentativo  passou a ser analisado em todas as situações comunicativas, por tratar-se de um elemento intríseco à natureza da linguagem. O falante/orador tem como elemento fundamental a presença do auditório. A persuasão só se efetiva quando o orador adequa seu discurso às emoções, crenças e ideologias do seu auditório. Demonstraremos como Mainardi atinge esta meta. 

PALVRAS-CHAVE: Persuasão. Contrato de Leitura. Mainardi. Veja.  

Biografia do Autor

  • José Wanderson Lima Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
    Doutorando em Letras.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Roselany de Holanda Duarte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN.
    Mestrando em Letras, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN.

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