PLÍNIO MARCOS: UM “MAL-DITO” DRAMATURGO INTELECTUAL BRASILEIRO

Autores

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano Universidade de Brasília-UnB
  • André Luís Gomes

Palavras-chave:

Plínio Marcos. Teatro. Dramaturgia. Intelectualidade.

Resumo

Plínio Marcos renovou a cena teatral brasileiro e atuou em diversas áreas culturais, avaliando e criticando de forma singular as mazelas sociais brasileiras na década de 60 e 70. O presente artigo objetiva analisar as peculiaridades da formação política, estética, ideológica e intelectual do dramaturgo Plínio Marcos e, ainda, analisar sucintamente a peça teatral  Navalha na Carne (1967), considerando o contexto histórico-cultural e sociopolítico da obra e do autor, em busca de uma maior compreensão da singular expressão intelectual de Plínio Marcos, escritor  engagé em termos sartrianos e “exilado”, “fora do lugar” na perspectiva de Edward Said. 

PALAVRAS-CHAVE: Plínio Marcos. Teatro. Dramaturgia. Intelectualidade.

Biografia do Autor

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano, Universidade de Brasília-UnB
    Mestrando  em Literatura e práticas sociais pela Universidade de Brasília-UnB, Técnico em Assuntos Educacionais da mesma Universidade. 
  • André Luís Gomes
    Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura. Coordenador do Grupo de estudos em Dramaturgia e Crítica Teatral (GDCT). Editor da Revista Cerrados (Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura) e da Revista da Anpoll. Autor dos livros  Marcas de nascença: a contribuição de Gonçalves de Magalhães para o Teatro Brasileiro e Clarice em Cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos