ENTRELAÇAMENTOS SOCIAIS NA COMPOSIÇÃO DE UM TEXTO: DIÁLOGOS COM O OUTRO

Autores

  • Keila Matida de Melo Costa Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, UFG.
  • Murilo Macêdo Narciso Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave:

Gêneros. Diálogo. Corretor linguístico.

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar as contribuições dos estudos bakhtinianos sobre linguagem para o aperfeiçoamento do trabalho do corretor linguístico. Para isso, analisa  produções opinativas de vestibular oriundas da Coletânea de Vestibular do primeiro semestre de 2009 da Universidade Federal de Goiás. Tais produções apontam a necessidade de o corretor não limitar seu trabalho apenas aos aspectos linguísticos do texto, devendo apreendê-lo numa perspectiva também extralinguística. Apreensões as quais supõem ter conhecimento sobre linguagem, cuja especificidade abrange, dentre outros aspectos, gênero discursivo, dialogismo, compreensão ativa responsiva e auditório social.   

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros. Diálogo. Corretor linguístico.

Biografia do Autor

  • Keila Matida de Melo Costa, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, UFG.
    Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Doutoranda em Educação pela FE/UFG. 
  • Murilo Macêdo Narciso, Universidade Estadual de Goiás.
    Professor de Língua Portuguesa da Escola SESI SAMA, em Minaçu, Goiás. Especialista em Assessoria e Correção Linguística pela Universidade Estadual de Goiás.

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