A POESIA LÍRICA E A PRÁTICA DA APRENDIZAGEM PELA REPRESENTATIVIDADE DA ALMA HUMANA

Autores

  • Maria Luzia de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás, UEG.
  • Margarida Conceição Cunha Santana Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Poesia lírica. Aprendizagem. Leitura. Prazer.

Resumo

A proposta desse artigo é discutir, em rápidas palavras, os possíveis conceitos de poesia lírica de linguagem poética, subjetiva e imagética capaz de dar conta da representatividade da alma humana. Discutir o termo representatividade da alma humana no entendimento de Huidobro (1991), Otávio Paz (1993 e 2003) e Cohen (1978). Analisar o poema: Ao leitor, de Charles Baudelaire, e por fim, comentar a prática de aprendizagem da leitura da poesia com intuito de despertar o gosto pela aprendizagem com prazer. 

PALAVRAS CHAVE: Poesia lírica. Aprendizagem. Leitura. Prazer. 

Biografia do Autor

  • Maria Luzia de Almeida Alves, Universidade Estadual de Goiás, UEG.
    Graduada em Letras pela UEG, Pós-graduada em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino pela UEG.
  • Margarida Conceição Cunha Santana, Universidade Estadual de Goiás
    Possui graduação em Extensão Universitária em Licenciatura de 1º Grau pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1979), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1994) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Atualmente é professora visitante da unidade  Estadual de Goiás, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (PACOP).

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