DOS “MENOS TALENTOSOS” À “IGNORÂNCIA DIPLOMADA”: salário, perfil e capital dos professores brasileiros

Autores

  • Jarbas de Paula Machado Universidade Estadual de Goiás, Câmpus-São Luís de montes Belos

Palavras-chave:

Valorização salarial docente. Licenciaturas. Capital simbólico.

Resumo

Este artigo discute a estreita relação entre o salário, o perfil e o capital dos professores da educação básica pública brasileira. A baixa remuneração salarial docente apresenta fortes indícios de ter colaborado decisivamente para a descapitalização econômica e simbólica da profissão. Isso altera o lócus de recrutamento dos candidatos às licenciaturas e diminui o nível do capital cultural observado nos ingressos a esses cursos. É possível fazer uma leitura da “escolha” por uma atividade “relegada” ao desprestígio social considerando essa “escolha” uma das poucas alternativas de ascensão social das classes populares, porém o que fica evidenciado é a forma com que os detentores do poder manipulam o sistema de ensino para fazer da educação superior através de atividades mais ou menos privilegiadas, o divisor de águas entre os “herdeiros” e os “despossuídos”.   

Palavras chave: Valorização salarial docente. Licenciaturas. Capital simbólico.  

Biografia do Autor

  • Jarbas de Paula Machado, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus-São Luís de montes Belos
    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Universidade Estadual de Goiás e da Rede Pública Municipal de São Luís de Montes Belos - GO

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