ANÁLISE DE ALGUMAS EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS DE TEMPORALIDADE PRESENTES NO DISCURSO DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco, Paraná.

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa. Tempos verbais. Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

O presente texto objetiva analisar o discurso de cinquenta e um estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do sudoeste do Paraná. O trabalho utiliza como aporte teórico as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional sobre as metafunções ideacional e interpessoal da linguagem. A análise se debruça sobre a construção dos tempos verbais na amostra coletada, como forma de buscar o posicionamento temporal dos enunciadores em relação aos conteúdos presentes nos seus respectivos discursos. Os resultados sugerem que no discurso dos jovens são encontrados elementos léxico-gramaticais referentes aos aspectos temporais dos processos verbais, que marcam uma relação de distanciamento entre os jovens e os conteúdos associados ao ensino de língua inglesa.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Tempos verbais. Linguística Sistêmico-Funcional.

Biografia do Autor

  • Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco, Paraná.
    Graduando do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco. Bolsista de Iniciação Científica 2009-2012. Bolsista Monitor de Análise do Discurso (2013).

Edição

Seção

Primeiras Letras