A HORA DA CIDADE E A EXPERIÊNCIA URBANA: UMA LEITURA DE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Helen Cristina Dias da Silva Lemes Faculdade Católica de Anápolis
  • Clodoaldo Ferreira Fernandes Universidade Estadual de Goiás (MIELT-UEG)

Palavras-chave:

Cidade. Literatura. Sujeito. Sociedade.

Resumo

Este tem como objetivo discutir o modo como a cidade do Rio de Janeiro é tematizada em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, bem como analisar as relações conflituosas entre a protagonista Macabéa e o contexto urbano à sua volta. Transitamos por alguns comentadores que tematizam a cidade, a sociedade e a literatura, a saber: Calvino (1991), Gomes (1994) Rolnik (1994), dentre  outros que problematizam a temática em questão. As discussões revelam que a literatura é um importante meio de representação da sociedade, já que permite o registro da realidade de um momento histórico que pode antecipar tendências e mudanças. No que tange ao processo de modernização e urbanização das cidades, a literatura constrói e posiciona diferentes sujeitos na sociedade.

Palavras-Chave: Cidade. Literatura. Sujeito. Sociedade.

Biografia do Autor

  • Helen Cristina Dias da Silva Lemes, Faculdade Católica de Anápolis
    Professora Licenciada em Letras Português/Inglês (Universidade Estadual de Goiás-UEG). Especialista em Docência Universitária (Faculdade Católica de Anápolis).
  • Clodoaldo Ferreira Fernandes, Universidade Estadual de Goiás (MIELT-UEG)
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (MIELT-UEG).. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-06-15

Edição

Seção

Artigos