O FAZEDOR DE VELHOS: LEITURAS SENTIDAS

Autores

  • Keila Matida de Melo Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Leitura. Literatura. História.

Resumo

RESUMO: Discutir os sentidos de leitura em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda, propósito deste trabalho, pressupõe apreender histórias de leitores que se assemelham à história de Pedro, narrador-protagonista do livro. Pela narrativa, é possível também captar sentidos evidenciados sobre tempo, verdade, história e literatura, bem como estereótipos e representações que reforçam maneiras de ver e perceber a relação leitor e livro-clássico-erudito. Soma-se a isso o delineamento do livro como romance de formação cuja defesa é pela estética literária. Mesmo com todo esse alargamento de sentido, o livro, contemplado com inúmeras premiações, aborda tais sentidos superficialmente e paradoxalmente. Todavia, assegura, como não poderia deixar de ser, o lugar da literatura como percurso formativo que resulta na passagem leitor escritor.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. História. 

Biografia do Autor

  • Keila Matida de Melo, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. E-mail: k_mcosta@ufg.br 

  • Wellington Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutorando em História pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás e professor da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: Wellribas@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-06-10

Edição

Seção

Artigos