A LÍNGUA(GEM) E O PODER: ESTRATÉGIAS SIMBÓLICAS DE EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Clodoaldo Ferreira Fernandes Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes Pereira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Discurso, Gramática, Preconceito linguístico.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a língua materna como estratégias de poder e exclusão social no contexto escolar e versa sobre algumas considerações acerca da linguagem como prática social, considerando que em sua interação, as relações de poder se interpõem e excluem uns em função de outros. Este desenho acadêmico adota uma revisão de literatura e os pressupostos teóricos assumidos transitam por noções de linguagem, discurso e poder a partir das emanações de Bagno; Stubbs e Gagné (2002); Bagno (2006), Fairclough (2001) e Foucault (2007) dentre outros que problematizam a temática em questão. As discussões revelam a importância de refletir sobre o que é língua(gem) e o seu uso na interação social como exercício da cidadania. 

Biografia do Autor

  • Clodoaldo Ferreira Fernandes, Universidade Estadual de Goiás
    Professor da educação básica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEE-GO). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás ( MIELT-UEG).
  • Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás
    Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás/Anápolis. Professor do curso de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás/Anápolis. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

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