VOZES DO OUTRO NA MATERIALIDADE DO TEXTO ACADÊMICO: UM ESTUDO SOBRE AS FUNÇÕES DO DISCURSO CITADO

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Discurso de outrem, Funções do discurso citado, Texto acadêmico.

Resumo

Este trabalho objetiva descrever, analisar e interpretar as funções que as vozes de outrem desempenham na construção de sentidos do texto acadêmico. Para isso, dialoga com os postulados de Bakhtin (1990), Authier-Revuz (1990), Maingueneau (1996; 2002), Pereira (2007), entre outros. O corpus é constituído por 06 textos produzidos por estudantes do 6º período de um Curso de Letras. A análise revela que o discurso de outrem é mobilizado com as seguintes funções: introduzir um ponto de vista; fundamentar uma afirmação; completar um dizer. Assim, o estudante se apropria do discurso de outrem como forma de, entre outras, consolidar seu dizer. 

Biografia do Autor

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba
    Mestrando em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora Assistente II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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