Corpo, discurso e sentido: uma leitura dos quadrinhos “Os porcos”, de Verônica Berta
Mots-clés :
Discurso, Violência, CorpoRésumé
Ao trabalhar com os estudos sobre a linguagem, compreende-se que os sentidos são estabelecidos no processo de relação com o outro. Um aspecto que se estuda, trata-se do processo de leitura, pois compreende-se que é no ato de leitura que os sentidos são produzidos (Orlandi, 2010). Nessa condição, analisar uma história em quadrinho, é considerar todas as suas materialidades, a escrita, as cores, os traços, considerando como são projetados para produzir efeitos no leitor. Assim sendo, este estudo apresenta uma análise sobre o quadrinho “Os porcos” de Verônica Berta (2018), obra que se trata de uma adaptação de um conto de Júlia Lopes de Almeida. Este estudo se foca não apenas na questão da materialidade do quadrinho, bem como o corpo e sujeito são constituídos na adaptação quadrinística de Berta (2018). Para realizar a análise, a pesquisa baseou-se na Análise de Discurso (Orlandi, 2010), como também em pesquisadores sobre histórias em quadrinhos (Eisner, 1989; Bibe-Luyten, 1987; Ramos, 2023). Dessa forma, este estudo se divide em três partes: primeira apresenta-se a compreensão sobre histórias em quadrinhos, depois sobre discurso e corpo, para então analisar o quadrinho “Os porcos”.
Références
BERTA, Verônica. Os porcos. In: BERTA, Verônica. Ânsia eterna. SESC-SP, 2018.
BIBE-LUYTEN, Sonia M. O que é histórias em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. Martins Fontes, 1989.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O corpo como materialidade discursiva. REDISCO. Vitória da Conquista, v. 2. N.1, 2013. p. 77-82. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2697. Acesso em 31 mai. 2024.
LOPES, Alessandra Hypolita Valle Silva. Ânsia eterna – a transcriação dos contos de Júlia Lopes de Almeida para a arte sequencial de Verônica Berta. Revista Abusões. N. 20. Ano 9. 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70675/45568. Acesso em 31 mai. 2024.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. (Orgs.) Introdução às ciências da Linguagem: Textualidade e Discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 2010. p. 12-31.
PÊCHEUX, Michel, Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre. Et. al. Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007. p. 49-56.
RAMOS, Loyanny Alves. A bruxa nas histórias em quadrinhos, de Ju Loyola: entre dis-cursividades, silêncio e intericonicidade. Dissertação Mestrado. Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade. Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, 2023.
VITRAL, Ramon. Verônica Berta e o desafio de adaptar o texto de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) no álbum Ânsia Eterna. Vitralizado. 2018. Disponível em: https://vitralizado.com/hq/veronica-berta-e-o-desafio-de-adaptar-o-texto-de-julia-lopes-de-almeida-1862-1934-no-album-ansia-eterna/. Acesso em 31 mai. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ícone - Revista de Letras (ISSN 1982-7717) 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.