Estudo das relações entre produção da fala, percepção e orientação sexual

Authors

  • Davi Santos UFRPE
  • Eduardo Barbuio UFRPE

Keywords:

Variação linguística, Percepção linguística, Fala gay

Abstract

O presente trabalho parte do pressuposto que é impossível dissociar a língua do seu aspecto social. Nesse sentido, interessa-nos observar como se dá a relação entre a percepção e produção de fala e a sua produção, considerando a orientação sexual do grupo investigado, a partir de estudos desenvolvidos com sujeitos falantes de língua inglesa. Nos orientamos a partir de estudos como os de Lakof (1975), Jacobs (1996), Kulick (2000) e Manson (2007). Dessa forma, percebemos que com a exposição do estado da arte dos estudos sociolinguísticos e sociofonéticos apresentados nessa pesquisa é possível desenvolvermos novos horizontes de análises no que diz respeito a alguns sons específicos, produzidos por informantes gays e heterossexuais, tanto no aspecto da produção quanto no da percepção.

Author Biographies

  • Davi Santos, UFRPE

    Possui licenciatura em Letras de línguas portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e docente bolsista na Rede Idiomas Sem Fronteiras (IsF). 

  • Eduardo Barbuio, UFRPE

    Doutor em Linguística e Professor Adjunto e ministra disciplinas da Área de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco, lotado na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia UAEADTec/ UFRPE. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE.

Published

2025-06-19

Issue

Section

Primeiras Letras