A transposição midiática de O beijo no asfalto

Autores

Palavras-chave:

Intermidialidade, Teatro, Cinema, Adaptação

Resumo

O artigo analisa a transposição da peça O Beijo no Asfalto (1961) de Nelson Rodrigues para o cinema, com o filme O Beijo (2018), dirigido por Murilo Benício. Buscamos compreender as modificações e preservações da obra ao ser adaptada para um novo formato, considerando a intermidialidade como um conceito central. O principal objetivo do estudo é investigar como esse conceito se manifesta na adaptação da peça teatral para o cinema, destacando as interações entre as duas mídias e suas implicações na recepção da obra. A intermidialidade é discutida a partir das formulações de Rajewski (2012), que a define como uma condição fundamental para a análise de produtos midiáticos, e a adaptação é abordada como uma reinterpretação criativa (Hutcheon, 2013), que respeita o texto original, mas também permite inovações. A partir da análise, constatamos que a adaptação da peça para o cinema não apenas preserva elementos da obra original, mas também introduz novas camadas de interpretação, e a escolha de Murilo Benício em integrar elementos do teatro na narrativa cinematográfica evidencia uma proposta híbrida, que aproxima o público do processo criativo. 

Biografia do Autor

  • Tiago Collect, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciado e atualmente mestrando em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM), com bolsa CAPES-DS. Desenvolve pesquisa na área de Literatura Comparada, com enfoque na relação entre a literatura, outras artes e mídias.

  • Vinicius Marangon, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Letras (2022) e mestrado em Letras (2024), com bolsa CAPES-DS, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFSM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, e pesquisa a partir das intersecções entre Literatura e História, Literatura e Sociologia e Literatura e Filosofia, com interesse particular nos temas: cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão e narrativas (auto)biográficas.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras