Análise da metaficção historiográfica The memoirs of Christopher Columbus (1987) sob uma perspectiva pós-modernista
Palavras-chave:
Metaficção historiográfica, Pós-modernismo, The Memoirs of Christopher Columbus (1987)Resumo
O presente texto analisa o romance The Memoirs of Christopher Columbus (As Memórias de Cristóvão Colombo, 1987), de Stephen Marlowe, com base na teoria pós-modernista a partir da questão: quais são os elementos da metaficção historiográfica que contribuem para a leitura e análise da obra? O texto foi analisado levando em consideração o conceito de metaficção, isto é, um texto que expõe sua própria construção; realiza confluências entre teorias; apresenta um narrador anacrônico e dialógico; além de utilizar estratégias bakhtinianas de composição. O artigo objetiva entender a constituição das instâncias narrativas e observar as influências pós-modernistas na jornada da personagem, refletindo acerca de quais elementos constituintes da metaficção historiográfica contribuem para a leitura e análise da obra. Como escopo teórico para a realização da pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, são utilizados autores como GyörgyLukács (2000), Linda Hutcheon (1991) e Ian Watt (2010). Fica claro, porquanto, que existem relações entre a narrativa e as teorias pós-modernas, principalmente pela observação de características como: carnavalização, polifonia, metaficcionalidade, ruptura com discursos únicos e questionamento de pressupostos. Esses conceitos contribuem para a leitura do romance em sua profundidade e pluralidade, convergindo com questionamentos propostos pela protagonista analisada.
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