Práticas de leitura na cultura digital: uma revisão integrativa de literatura

Autores

Palavras-chave:

Práticas de leitura, Texto digital, Leitura hipertextual, Habilidades de leitura

Resumo

Esta pesquisa aborda sobre as práticas de leitura na cultura digital, tendo como objetivo socializar e discutir os resultados de pesquisas de mestrado desenvolvidas nos últimos cinco anos (2019-2023), que abordam sobre a leitura na cultura digital. Teoricamente, o estudo ancora-se nas categorias leitura e o leitor na cultura digital, a leitura hipertextual e as itinerâncias formativas do leitor. Metodologicamente, elegeu-se a Revisão Integrativa de Literatura (Souza, Silva e Carvalho, 2010), que obedeceu a cinco fases: elaboração da pergunta norteadora; busca ou amostragem na literatura; construção das informações; análise crítica dos estudos incluídos e; discussão dos resultados. Para a pesquisa, se optou apenas na busca de dissertações de mestrado, uma vez que constituía o interesse desse estudo. Portanto, os resultados das buscas realizadas e das discussões feitas, mostraram a necessidade de considerar tanto a cultura impressa como a digital culturas que se complementam. Ainda mais, ficou evidente a necessidade de os alunos, junto da ajuda dos seus professores, em sala de aula, desenvolverem habilidades para a leitura dos textos da cultura digital.

Biografia do Autor

  • Arcedes José Manuel, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Multi(letramentos), Educação e Tecnologias – GEPLET. Licenciado em Ensino do Português, com Habilitação em Ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) pela Universidade Licungo de Moçambique.

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Publicado

18-08-2025

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras