A Promiscuidade de Deus: figurações edipianas do divino em Os Cantos de Maldoror, de Lautréamont
Palavras-chave:
Lautréamont, Cantos de Maldoror, Complexo de Édipo, Literatura e psicanáliseResumo
Objetiva-se analisar a figuração edipiana da imagem de Deus em Os cantos de Maldoror (2008), de Lautréamont, evidenciando como tal figuração da imagem divina é subordinada a construções psíquicas do Complexo de Édipo. Partindo de Freud, analisa-se como o protagonista Maldoror (des)constrói a imagem de Deus a partir do simbolismo onírico e do conflito edipiano, na tentativa de “conspurcar” a figura divina como substituição psíquica ao desejo de rebelião contra a figura paterna. Evidencia-se como a construção do texto é voltada ao impulso reprimido de subversão da autoridade paterna, materializada de forma ressignificada na figura de Deus, gerando representações que despontam para o herético, o surreal e o grotesco.
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