Resgate pós-moderno de memórias por Achy Obejas e Rosa Montero: algumas estratégias

Autores/as

  • Fabio Jarbeson da Silva Trajano Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor-pesquisador lotado no Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF)/Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME)

Palabras clave:

Pós-modernismo, Intertextualidade, Paródia, Borramento de gêneros, Narrativa inconclusa

Resumen

Este artigo tem por fim analisar os romances Memory Mambo (1996) e La loca de la casa (2003), de Achy Obejas e Rosa Montero, respectivamente, tendo por foco algumas estratégias pós-modernas usadas para desafiar noções hegemônicas de verdade. Ao entrelaçar memórias recuperadas com discursos históricos, a intertextualidade abre caminho para que se questione a ideia de uma ‘verdade’ única. A dita 'verdade' é tratada como um termo inconcluso, refletindo o caráter subjetivo das memórias e questionando concepções tradicionais. As autoras também usam a paródia para propiciar a presença de elementos satíricos que desconstroem convenções literárias e sociais. Por fim, a apropriação, subversão e 'borramento' de gêneros permitem transcender limites genéricos a fim de criar narrativas inovadoras e solapadoras.

Publicado

2024-11-06

Número

Sección

Pesquisadores/Pesquisadoras