Resgate pós-moderno de memórias por Achy Obejas e Rosa Montero: algumas estratégias
Palabras clave:
Pós-modernismo, Intertextualidade, Paródia, Borramento de gêneros, Narrativa inconclusaResumen
Este artigo tem por fim analisar os romances Memory Mambo (1996) e La loca de la casa (2003), de Achy Obejas e Rosa Montero, respectivamente, tendo por foco algumas estratégias pós-modernas usadas para desafiar noções hegemônicas de verdade. Ao entrelaçar memórias recuperadas com discursos históricos, a intertextualidade abre caminho para que se questione a ideia de uma ‘verdade’ única. A dita 'verdade' é tratada como um termo inconcluso, refletindo o caráter subjetivo das memórias e questionando concepções tradicionais. As autoras também usam a paródia para propiciar a presença de elementos satíricos que desconstroem convenções literárias e sociais. Por fim, a apropriação, subversão e 'borramento' de gêneros permitem transcender limites genéricos a fim de criar narrativas inovadoras e solapadoras.
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