A Linguística aplicada como disciplina nas ementas dos cursos de licenciatura em letras

Autores

  • Geane do Socorro Rovere Leal Pinheiro Universidade Federal de Catalão
  • Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.14305

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar um panorama acerca da análise da grade curricular dos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou dupla habilitação, afim de averiguar se a disciplina Linguística Aplicada faz parte da grade de disciplinas ofertadas aos futuros professores dos referidos cursos. Para esse levantamento foram realizadas pesquisas no site do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, do Ministério da Educação, para fim de delimitação, considerou-se os cursos com conceitos no CPC (Conceito Preliminar de Curso) entre 4 e 5 e de universidades públicas. Apresentaremos considerações teóricas sobre a Linguística Aplicada, seguido das análises resultantes da pesquisa, que visa refletir sobre a importância da disciplina para a formação dos futuros professores de línguas. Os dados revelaram que a disciplina Linguística Aplicada integra as grades curriculares de boa parte dos cursos de licenciatura em Letras como uma disciplina isolada, tendo maior incidência nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa.

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Publicado

02-02-2024

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras