Discursos dos reeducandos a partir de uma ação educativa com contos de João Anzanello Carrascoza

Autores

  • Thyago Madeira França
  • Mariana Pires Chaves Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.14266

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de mediação de leitura literária com os contos de João Anzanello Carrascoza, aplicado para reeducandos de uma unidade prisional de Goiás, de modo a reconhecer os potenciais transformativos da literatura para ações nesse contexto. Teoricamente, ancoramo-nos no letramento literário de Cosson (2006) e na Linguística Aplicada crítica. Durante a pandemia, os reeducandos leram a obra Espinhos e Alfinetes, a partir de exemplares físicos que adquirimos, e responderam um questionário que nos permitiu a escuta de sujeitos subalternalizados e um olhar responsivo de respeito a uma população raramente humanizada em nossa sociedade.

Biografia do Autor

  • Thyago Madeira França
    É doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia Atua como professor no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, nas disciplinas das áreas de Língua Portuguesa e Linguística. É também Coordenador de Assuntos Estudantis na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Análise do Discurso, Ensino de Literatura e Linguística Aplicada contemporânea.

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Publicado

02-02-2024

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras