O processo de aquisição de linguagem: três explicações possíveis
DOI:
https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.13992Resumo
Este trabalho tem por objetivo fazer um apanhado de como ocorre a aquisição de linguagem e explicar quais as possíveis diferenças que acontecem nesse processo por meio de visões distintas da Linguística. O objetivo central, portanto, é responder a seguinte questão: Como as crianças começam a falar? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, através de três correntes teóricas que buscaram dar possíveis explicações para esses questionamentos, a saber: o Behaviorismo de Skinner (1957), com a hipótese comportamentalista; o Gerativismo de Chomsky (1959), com a hipótese inatista; e a hipótese interacionista proposta por Vygotsky (1978). Ao fim, traçamos uma comparação entre essas correntes teóricas a fim elucidar quais as principais diferenças admitidas entre as três perspectivas teóricas e quais as contribuições teóricas de cada uma delas para o campo de investigação da aquisição da linguagem
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.