Panorama dos estudos sobre emoções e identidades de professores de inglês em formação
Palavras-chave:
Emoções, Identidade, Estágio, Metassíntese qualitativaResumo
Este artigo apresenta um panorama dos estudos sobre emoções e identidades de professores de língua inglesa (LI) em formação durante o estágio, bem como averiguou o modo como esses conceitos estão sendo tratados no cenário atual da Linguística Aplicada, se de forma isolada, ou conjunta. Fundamentadas em estudos acerca das emoções (MATURANA, 2002; ARAGÃO, 2007), emoções-identidade (MARTINS, 2017; ARAGÃO; CAJAZEIRA, 2017) e identidade de professores em formação (PIMENTA, 1996; MATEUS et al, 2002; JORDÃO; BÜHRER, 2013), foi possível constatar a influência das emoções na (trans)formação identitária do professor de LI em formação. Os métodos utilizados constituíram uma revisão sistemática precedida de uma metassíntese qualitativa dos trabalhos realizados no período de 2015 a 2021 que abarcavam essas temáticas. Como ferramenta de busca para esta pesquisa foi consultado o Google Acadêmico. As apurações mostraram que ainda são preambulares os estudos que tratam das emoções e identidades do professor de inglês em formação no estágio. Em virtude disso, sinalizamos a relevância de mais pesquisas que abracem essas noções, visto serem de grande valia para a formação do futuro professor de LI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.