Panorama dos estudos sobre emoções e identidades de professores de inglês em formação

Autores

Palavras-chave:

Emoções, Identidade, Estágio, Metassíntese qualitativa

Resumo

Este artigo apresenta um panorama dos estudos sobre emoções e identidades de professores de língua inglesa (LI) em formação durante o estágio, bem como averiguou o modo como esses conceitos estão sendo tratados no cenário atual da Linguística Aplicada, se de forma isolada, ou conjunta. Fundamentadas em estudos acerca das emoções (MATURANA, 2002; ARAGÃO, 2007), emoções-identidade (MARTINS, 2017; ARAGÃO; CAJAZEIRA, 2017) e identidade de professores em formação (PIMENTA, 1996; MATEUS et al, 2002; JORDÃO; BÜHRER, 2013), foi possível constatar a influência das emoções na (trans)formação identitária do professor de LI em formação. Os métodos utilizados constituíram uma revisão sistemática precedida de uma metassíntese qualitativa dos trabalhos realizados no período de 2015 a 2021 que abarcavam essas temáticas. Como ferramenta de busca para esta pesquisa foi consultado o Google Acadêmico. As apurações mostraram que ainda são preambulares os estudos que tratam das emoções e identidades do professor de inglês em formação no estágio. Em virtude disso, sinalizamos a relevância de mais pesquisas que abracem essas noções, visto serem de grande valia para a formação do futuro professor de LI.

Biografia do Autor

  • Suellen Thomaz de Aquino, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

    Suellen Thomaz de Aquino Martins, professora Assistente de Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutoranda e Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL/UESC). Pesquisadora do grupo de Pesquisa FORTE/UESC (Formação, Emoção, Reflexão e Tecnologia) com foco em formação associada ao uso de tecnologias, e do CEALI (UFV) com foco em Crenças sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas.

  • Elaine Cristina Medeiros Frossard, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Letras Português/Inglês - Faculdades Integradas Castelo Branco (2005) e mestrado em Estudos Linguísticos - Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras Modernas, Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua estrangeira, análise de material didático de língua estrangeira, formação de professores de língua inglesa, inglês para fins específicos, polifonia, semântica da enunciação e semântica argumentativa. Atua como professora de Língua Inglesa nos cursos de Letras, LEA, Ciência da Computação, Educação Física, Química, Física e Biomedicina. É coordenadora adjunta dos projetos de extensão "Dinamizando o ensino da Língua Inglesa na UESC" e "Revista Cadernos de Aulas do LEA"

Downloads

Publicado

03-09-2024

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras