O gênero do discurso na base nacional comum curricular: entre texto e discurso

Autores

  • Bianca Pedrosa Gonçalves Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Layana Andrade Parnaíba Universidade Regional do Cariri
  • Maria Nazareth de Lima Arrais Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Gênero discursivo, BNCC, Texto

Resumo

A construção de saberes no processo de ensino aprendizagem tem gradativamente passado por inúmeras mudanças, devido à necessidade de a educação acompanhar a evolução do mundo, e uma dessas transformações é a demanda da inclusão dos gêneros discursivos na sala de aula, já que os processos interativos em todas as esferas da sociedade acontecem por meio desses enunciados. Por este viés, queremos saber como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem caráter normatizador, acolhe a ideia de trabalho com a linguagem a partir dos gêneros discursivos. É com base nas normatizações desse documento que este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o gênero do discurso está apresentado na BNCC (2018) na área de linguagens. Para isso, o presente artigo fundamenta-se na teoria sociointeracionista de Bakhtin (1998) e seu círculo, bem como nos estudos de Rojo (2005), considerando a BNCC (2018) como documento a ser analisado. Como metodologia, adota-se a pesquisa da análise do conteúdo de abordagem qualitativa. Como resultados, a análise evidenciou que a BNCC apresenta os gêneros discursivos com a preocupação na sua função comunicativa e nos domínios discursivos, mas em outros trechos, na mesma perspectiva da interação entre os sujeitos, são chamados de gêneros textuais, gêneros da vida cotidiana ou, somente, gêneros, o que pode causar uma confusão a quem está pesquisando na BNCC. 

 

Biografia do Autor

  • Bianca Pedrosa Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB, e diagramadora da Revista Linguagens & Letramentos (vinculada ao Mestrado Profissional em Letras do Centro de Formação de Professores - CFP - Campus de Cajazeiras). Atuou como Monitora bolsista de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa nos semestre letivo de 2020.2e e atuou como monitora voluntária de Leitura e Produção de Gêneros I no semestre letivo, 2021.1e e 2021.2e. Atualmente é bolsista do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Formação de Professores. (UFCG/CFP) 

  • Maria Layana Andrade Parnaíba, Universidade Regional do Cariri

    Graduanda em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Atuou como Monitora bolsista de Linguística I no período extraordinário de 2020.3. Atuou como Monitora bolsista de Leitura e Produção de Gêneros I nos semestres letivos de 2021.1 e 2021.1e e 2021.2e. Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Internacional - UNINTER, desenvolvendo pesquisa junto ao grupo "Cidade, Territórios educacionais e o professor educador (a): Perspectivas psicossociais" vinculado ao Centro Universitário Internacional - UNINTER, no ano de 2021. Atua como docente voluntária do Pré-vestibular Solidário - Preparação de estudantes em atividades escolares em Cajazeiras (PVS) - vinculado a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG/CFP. Atualmente é bolsista do Programa de Residência Pedagógica da UFCG/CFP. 

  • Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui Doutorado e Mestrado em Letras pela UFPB. É professora da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores- UFCG, e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras - UFCG. Tem experiência em Análise Linguística, Leitura, Literatura Popular e Psicossemiótica. Coordena o Grupo de Estudos Discurso, Semiótica e Ensino. É membro do Conselho Consultivo da Revista Acta Semiótica et Lingvistica -UFPB, da Humanidades & Inovação - UNITINS, da Informação e Cultura da UFERSA e Editora-Gerente da Revista Linguagens & Letramentos - UFCG/CFP.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Edição

Seção

Primeiras Letras