O gênero do discurso na base nacional comum curricular: entre texto e discurso
Palavras-chave:
Gênero discursivo, BNCC, TextoResumo
A construção de saberes no processo de ensino aprendizagem tem gradativamente passado por inúmeras mudanças, devido à necessidade de a educação acompanhar a evolução do mundo, e uma dessas transformações é a demanda da inclusão dos gêneros discursivos na sala de aula, já que os processos interativos em todas as esferas da sociedade acontecem por meio desses enunciados. Por este viés, queremos saber como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem caráter normatizador, acolhe a ideia de trabalho com a linguagem a partir dos gêneros discursivos. É com base nas normatizações desse documento que este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o gênero do discurso está apresentado na BNCC (2018) na área de linguagens. Para isso, o presente artigo fundamenta-se na teoria sociointeracionista de Bakhtin (1998) e seu círculo, bem como nos estudos de Rojo (2005), considerando a BNCC (2018) como documento a ser analisado. Como metodologia, adota-se a pesquisa da análise do conteúdo de abordagem qualitativa. Como resultados, a análise evidenciou que a BNCC apresenta os gêneros discursivos com a preocupação na sua função comunicativa e nos domínios discursivos, mas em outros trechos, na mesma perspectiva da interação entre os sujeitos, são chamados de gêneros textuais, gêneros da vida cotidiana ou, somente, gêneros, o que pode causar uma confusão a quem está pesquisando na BNCC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.