O livro didático como mediador no processo de ensino/aprendizagem de L2/LE: o desenvolvimento da fala

Autores

  • Samara Leandro de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Livro Didático, Mediação, Fala

Resumo

O livro didático, considerado um artefato cultural, organiza importantes atividades para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, bem como no processo de aquisição/aprendizagem de Segunda Língua e/ou Língua Adicional em diferentes níveis de instrução. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva apresentar o resultado da aplicação de três atividades propostas por um dos livros (volume 5) da Coleção Trilhas (Editora FDT) a fim de compreender como esse material pode auxiliar no desenvolvimento da fala de estudantes uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da cidade de Caldas Novas (Goiás), enquanto ferramenta mediadora de ensino, em seis aulas de inglês. Para subsidiar o estudo foi utilizado o conceito de Mediação Semiótica e as considerações de Vygotsky sobre a importância da fala no desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. além desse autor, a pesquisa está pautada nos estudos de Swain (2000); Figueiredo (2019, 2003); Rigonato (2017), entre outros. Esse estudo é de cunho qualitativo, tendo como procedimento técnico o estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as atividades do livro didático possibilitam a mediação entre pares mais capazes na realização das tarefas e no desenvolvimento da fala.

Downloads

Publicado

14-06-2024

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras