Higienismo, Eugenia e Humor nos almanaques farmacêuticos: políticas sanitaristas, piadas e representações sociodiscursivas
DOI:
https://doi.org/10.31668/icone.v23i1.13361Resumo
Este trabalho tem como foco principal a análise dos Atos de Comunicação Humorísticos presentes nas piadas dos Almanaques Farmacêuticos, elucidando as estratégias discursivas para a elaboração das representações das personagens masculinas. A partir de um estudo minucioso desse gênero e diante do enlace entre o discurso político-pedagógico dos Almanaques Farmacêuticos e os discursos higienistas e eugenistas, buscamos apontar a existência de uma linha argumentativa na (re)construção de imaginários e representações sociodiscursivas sobre o homem brasileiro no século XX. Foi utilizado o aparato teórico-metodológico fornecido pela Teoria Semiolinguística para análise dos Atos Humorísticos. A partir da investigação, foi possível verificar como se dão as diversas representações do homem dentro dessas piadas e as estratégias discursivas empregadas, em diálogo com discursos do próprio almanaque, para criar determinados ethé discursivos sobre tais personagens.
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