Letramento e ensino de português para surdos na Educação Básica: especificidades e contextos

Autores

  • Waléria Corcino de Oliveira CAS - Goiânia
  • Layane Rodrigues Lima UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Eliane Marques Fonseca Fernandes UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Juliana Guimarães Faria UFG - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v22i2.12992

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir com reflexões sobre o letramento e o processo de ensino da língua portuguesa para surdos, considerando o atual contexto da Educação Básica. A metodologia está embasada em pesquisa bibliográfica nos campos da filosofia da linguagem, letramento e educação de surdos, principalmente em Bakhtin (1988, 2003), Volóchinov (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Strobel (2008), Lodi, Mélo e Fernandes (2014) e Nascimento et al (2021). O estudo aponta que é preciso considerar que a cultura das pessoas surdas se distingue da cultura das pessoas ouvintes e indica que o processo de letramento do surdo em português deve partir de um currículo que utilize metodologia visual, mediada pela língua de sinais.

Biografia do Autor

  • Waléria Corcino de Oliveira, CAS - Goiânia

    Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás(2014), especialização em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás(2018) e especialização em Neuropedagogia aplicada à educação pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura(2016). Atualmente é Professora do Centro de Capacitação de Profi. da edu. e de Atend. a pessoas com surdez, Coordenadora Pedagógica do Centro de Capacitação de Profi. da edu. e de Atend. a pessoas com surdez e Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Goiás.

  • Layane Rodrigues Lima, UFG - Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. E-mail: layanelima@ufg.br.

  • Eliane Marques Fonseca Fernandes, UFG - Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás

  • Juliana Guimarães Faria, UFG - Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras