Análise discursiva das narrativas de uma egressa do Sistema Prisional Feminino Goiano

  • Gabriela Magalhães Sabino Universidade Estadual de Goiás
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás
  • Camila dos Passos Araujo Capparelli Universidade Federal de Goiás

Resumo

Neste texto, problematizamos as narrativas de Angela, uma egressa do sistema prisional feminino goiano, residente em uma cidade do interior do estado de Goiás. Apoiamo-nos na perspectiva crítica da Linguística Aplicada, nos estudos sobre interseccionalidade de gênero e nos pressupostos foucaultianos sobre poder e corpo. Objetivamos problematizar o cárcere por meio de uma voz de uma pessoa que vivenciou e vivencia as dificuldades sociais diariamente. As discussões mostram que o cárcere é visto, pela perspectiva de um ex-presidiária, como um ambiente cheio de estigmas e preconceitos sociais, invisibilizando cada vez mais um sujeito que sócio-historicamente foi apagado da própria sociedade.

Biografia do Autor

Gabriela Magalhães Sabino, Universidade Estadual de Goiás

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina. Graduada em Letras Português/ Inglês e suas respectivas Literaturas (2019) pela mesma instituição, Câmpus Oeste.

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

Pós- doutora em Linguística pela UFSCar (2018), Pós- doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004). Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino  de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso.

Camila dos Passos Araujo Capparelli, Universidade Federal de Goiás

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Letras e Linguística (PPGLL) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina. Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2019) pela mesma instituição, Câmpus Cora Coralina.

Publicado
2021-12-17
Seção
Artigos