Análise discursiva das narrativas de uma egressa do Sistema Prisional Feminino Goiano

Autores

  • Gabriela Magalhães Sabino Universidade Estadual de Goiás
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás
  • Camila dos Passos Araujo Capparelli Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v21i2.11911

Resumo

Neste texto, problematizamos as narrativas de Angela, uma egressa do sistema prisional feminino goiano, residente em uma cidade do interior do estado de Goiás. Apoiamo-nos na perspectiva crítica da Linguística Aplicada, nos estudos sobre interseccionalidade de gênero e nos pressupostos foucaultianos sobre poder e corpo. Objetivamos problematizar o cárcere por meio de uma voz de uma pessoa que vivenciou e vivencia as dificuldades sociais diariamente. As discussões mostram que o cárcere é visto, pela perspectiva de um ex-presidiária, como um ambiente cheio de estigmas e preconceitos sociais, invisibilizando cada vez mais um sujeito que sócio-historicamente foi apagado da própria sociedade.

Biografia do Autor

  • Gabriela Magalhães Sabino, Universidade Estadual de Goiás

    Aluna regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina. Graduada em Letras Português/ Inglês e suas respectivas Literaturas (2019) pela mesma instituição, Câmpus Oeste.

  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

    Pós- doutora em Linguística pela UFSCar (2018), Pós- doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004). Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino  de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso.

  • Camila dos Passos Araujo Capparelli, Universidade Federal de Goiás

    Aluna regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Letras e Linguística (PPGLL) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina. Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2019) pela mesma instituição, Câmpus Cora Coralina.

Downloads

Publicado

17-12-2021

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras