Do professor de língua inglesa escola sem partido: as consequências dessa proposta para a prática pedagógica
AS CONSEQUÊNCIAS DESSA PROPOSTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Neste artigo, o objetivo principal é apresentar um diálogo entre as propostas gerais do Projeto de Lei (PL) nº 193/2016 (Escola sem Partido)1 e as práticas pedagógicas dos professores de língua inglesa no contexto do século XXI, ou seja, analisar de que maneira o projeto pode refletir nas práticas de suas aulas. É sabido por todos que a escola vem passando, nas últimas quatro décadas, por mudanças potenciais e positivas em vários aspectos. O que se observa é que o modelo educacional tecnicista já não mais se sustenta, é preciso reelaborar as políticas e abordagens educacionais, bem como dialogar com as imprecisões da realidade complexa e caótica do mundo real. Como orientação metodológica, o estudo se situa em uma abordagem analítica de cunho documental, visto que ela permite a investigação de dados obtida a partir de documentos de uma dada época. O trabalho se apoia nas visões teórico-metodológicas de Fernandes (2008), Bakhtin (2011), Freire (1987) e outros. A proposta foi explicativa e teve como objeto o cartaz do Projeto de Lei Escola Sem Partido. As análises mostraram que o PL em tramitação se revela problemático e limitador para os avanços educacionais da contemporaneidade. Várias ações de professores de língua inglesa serão concretamente afetadas pelas ideologias do projeto. Por fim, é importante ressaltar o caráter reflexivo e não conclusivo deste trabalho, pois a perspectiva que trazemos aqui serve de possibilidade para impulsionar futuras pesquisas e atitudes diante daqueles que dedicam e preocupam com a formação docente no contexto da atualidade.
Palavras-chave: Escola sem partido. Professor-pesquisador. Pós-modernidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.