Práticas iniciais de lazer e turismo: a sacralização de rios e cachoeiras no município de São Simão, Goiás, Brasil
Résumé
Resumo: Este artigo tem como objetivo introduzir uma discussão acerca da gênese do lazer e turismo no município de São Simão, Goiás, Brasil, atividades que são resultantes de ações de sujeitos sensibilizados com tais setores econômicos, em detrimento aos órgãos municipal e estadual de turismo. Tal discurso afirma, então, que as primeiras buscas pelo lazer e turismo nessa paisagem goiana não apresentavam um significado fundante de que constituíam um espaço turístico. Para a população do município em estudo e das cidades vizinhas, os atrativos turísticos e as áreas específicas de visitação às margens do rio Paranaíba e as cachoeiras de Itaguaçu sempre fizeram parte do cotidiano dos antigos habitantes do Cerrado. Para a elaboração deste artigo foram relevantes, durante os trabalhos de campo, os relatos dos pesquisados, antigos moradores e frequentadores das primeiras paisagens de lazer de São Simão considerados percussores da atividade. Desse modo, o desenvolvimento da presente investigação vem ao encontro da pesquisa qualitativa, que enfatiza a participação do pesquisador no contexto estudado.
Palavras-Chave: Cachoeiras de Itaguaçu. Visitantes. Paisagens Hídricas. Cotidiano.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.