As estratégias de gestão dos municípios em cenário de crise econômica
Résumé
O trabalho tem por objetivo realizar uma análise das estratégias de gestão adotadas pelos municípios do Brasil entre 2010 e 2015, com ênfase para as ações relativas aos incentivos à geração de trabalho e rendimento.
A economia brasileira passou por uma transição de taxas elevadas de crescimento para um período de forte retração na atividade econômica. Em função disso, instrumentos de política econômica foram utilizados com vistas à retomada do crescimento.
O trabalho pretende demonstrar que no nível territorial municipal também foram realizadas ações no sentido de retomar o ciclo de crescimento da economia, especialmente em relação ao emprego.
Para a realização do trabalho em questão foram explorados os dados disponibilizados pela Pesquisa do Cadastro Central de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de um levantamento que fornece informações sobre pessoas ocupadas e salários, e outras remunerações de empresas e unidades locais formalmente constituídas, registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.
Outra fonte utilizada para a presente tarefa foi a Pesquisa Informações Básicas Municipais, também elaborada pelo IBGE.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.