Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula

Autores/as

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumen

Resumo: Pretende-se, no decorrer desta escrita, refletir sobre o livro didático, compreendido como um suporte ao ensino da geografia escolar. Consideramos, nesta abordagem, algumas potencialidades e limitações ainda presentes neste material. As reflexões propostas partem de interlocuções estabelecidas com diferentes autores que trazem em suas pesquisas percepções distintas sobre o livro didático de geografia, além da experiência da autora como avaliadora de livros de geografia, em interlocução com a realidade da sala de aula, compondo o quadro docente da rede pública de educação básica.

 

Palavras-chave: Livro didático. Ensino de Geografia. Autonomia docente.

Biografía del autor/a

  • Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Licenciada em Geografia e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Professora da rede municipal de Charrua//RS. Integrante do grupo de Pesquisa “Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais”, coordenado pela professora Drª Helena Copetti Callai (UNIJUI). Colaboradora no grupo de Pesquisa “Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais”, coordenado pelo professor Drº Altair Alberto Fávero (UPF). Pesquisa as seguintes temáticas: ensino de Geografia, formação de professores, livro didático, educação escolar indígena, educação estética. Endereço: Rua Padre Raimundo Damin, 218. Bairro São Paulo. Tapejara/RS CEP 99950-000. Endereço eletrônico: c.copatti@hotmail.com. Telefone: (54)99943-2333.

Publicado

2018-01-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. (2018). Élisée - Revista De Geografía De La Universidad Estatal De Goiás, 6(2), 74-93. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6634