Copa do mundo, olimpíadas e planejamento urbano: antecedentes das políticas urbanas para a zona oeste carioca
Resumo
Resumo
É impossível ao ser humano viver sem ocupar um lugar no espaço. Este reflete as relações sociais de produção, tornando-se uma condição vital para a humanidade, sendo assim, desenvolve-se um anseio natural em desvendá-lo. A evolução do espaço intraurbano da cidade do Rio de Janeiro ocorreu do centro para as periferias, de acordo com os interesses do capital. A última área a ser anexada à malha urbana foi a Zona Oeste, onde se encontram expressas as desigualdades de acesso à terra urbana. Fundamentado em revisão de literatura (com o objetivo de explorar, dentre outros, os conceitos geográficos, sociológicos e urbanísticos no horizonte do planejamento urbano), neste estudo a aplicação efetiva da política fundiária é apresentada como possibilidade de minimização dessas disparidades e segregações.
Palavras-chave: política fundiária; desigualdade; acesso à terra urbana
Abstract
It is impossible to human being live without occupy a place or space. This reflects in a social relationship of production, becoming a vital condition to the humanity, thus, develops a natural desire to reveal it. The intra urban space of evolution in the city of Rio de Janeiro has happened fron the central part to the outskirts, according to the concerns of the capital. The last área to be indexed to the urban network was the West Zone, where there are inequalities of access to the urban land. This study aims to apply effectively the land policy as a possibility of minimizing these disparities and segregations
Keywords: land policy; inequality; urban land
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.