A produção dos territórios culturais carnavalescos no Rio de Janeiro durante os carnavais de 1840 – 1855

Autores

  • Dimitri Andrey Scarinci Da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
  • Nilton Abranches Jr Da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro – Brasil

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo investigar a produção dos territórios culturais através dos festejos carnavalescos na Paris dos trópicos, a cidade do Rio de Janeiro, durante o período compreendido entre idos dos anos de 1840 até 1855, quando houve como fenômeno recorrente uma mudança de concepção e assim, oposição no uso do espaço produzido da cidade durante o período momesco.  Justifica- se esse recorte temporal como a primeira produção de diferentes territórios pela folia na capital do império, o embate entre entrudo e os bailes de máscara, desta forma observa-se a construção da identidade pelos festejos durante os referidos embates. Este período foi marcado por uma intensa disputa de como festejar e legitimar o verdadeiro carnaval. A elite trocou os limões de cheiro e passou a ocupar o espaço com o uso das máscaras decoradas dos bailes nos teatros, importados à moda francesa. Enquanto que as demais camadas da sociedade ainda se divertiam em suas molhadelas características da herança colonizadora portuguesa.

 

Palavras Chaves: Território. Bailes de máscaras. Entrudo. Carnaval. Rio de Janeiro. 

 

Production of cultural carnavalescos territories in Rio de Janeiro during the carnivals of 1840 - 1855

Abstract: Abstract: The present article has the object of study to investigate the production of cultural territories through the carnival celebrations in Paris of the tropics, the city of Rio de Janeiro during the period gone the years 1840 until 1855, when there was as recurring phenomenon a change of conception and thus opposed the use of the produced space in the city during the momesco period. Justified if that time frame as the first production of different territories by the revelry in the capital of the empire, the clash between Shrovetide and mask dances, so we can observe the construction of identity by celebrations during these clashes. This period was marked by an intense dispute to legitimize and celebrate the true carnival. The elite changed the smell of lemons and went on to occupy the space with the use of masks decorated the dances in theaters, imported the French fashion. While the remaining sections of society still had fun in their molhadelas characteristics of Portuguese colonial heritage.

Key words: Territory. Balls masks. Shrovetide. Carnival. Rio de Janeiro.

 

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A produção dos territórios culturais carnavalescos no Rio de Janeiro durante os carnavais de 1840 – 1855. (2016). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 5(1), 134-151. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/5053