A vegetação e sua influência no microclima urbano
Resumen
Resumo: A vegetação, como agente influenciador no clima das cidades, tem sido foco de vários estudiosos do clima urbano. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o padrão da temperatura e umidade relativa do ar e avaliar as condições de conforto térmico em dois pontos da área central da cidade de Iporá-GO. Os pontos selecionados apresentam características semelhantes de morfologia, uso e ocupação do solo, latitude, longitude, altimetria, porém se diferenciaram em relação a densidade de vegetação. Os dados de temperatura e umidade foram coletados entre os dias 27/07/2012 e 01/08/2012 em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h. Os resultados demonstraram que a área com vegetação registrou 5,6ºC a menos que a área desprovida de vegetação durante o horário de 9 horas. Também foi constatado que a área com vegetação apresentou condições de conforto térmico classificado como “Confortável”, durante os três horários analisados.
Palavras-Chave: Clima. Cidade. Vegetação.
La vegetación y su influencia en microclima urbano
La vegetación, como agente que influye en el clima de las ciudades, ha sido el foco de varios estudiosos del clima urbano. En este sentido, el objetivo de este estudio fue analizar el patrón de la temperatura y la humedad relativa y evaluar las condiciones de confort térmico en dos puntos de la zona central de la ciudad de Iporá-GO que mostraron características similares de la morfología, el uso y ocupación de la tierra, latitud, longitud, altitud, pero diferían en relación con la densidad de la vegetación. Los datos de temperatura y humedad fueron recogidos entre 27/07/2012 y 01/08/2012 día en tres diferentes ocasiones, 9h, 15h y 21h. Los resultados mostraron que el área con vegetación registró 5,6ºC a menos que el área desprovista de vegetación, durante el tiempo de 9 horas. También se encontró que el área de vegetación presentada confort térmico clasificado como "cómodo" durante los tres tiempos analizados.
Palabras Clave: Clima. Ciudad. Vegetación
Descargas
Archivos adicionales
- Figura 1 - Localização da área de estudo (portugués (Brasil))
- Figura 2 - Vegetação no bairro central e nas bordas da cidade de Iporá (portugués (Brasil))
- Figura 3 - Termohigrômetro HT-200 e mini abrigos de madeira (portugués (Brasil))
- Figura 4 - Imagem do satélite Goes 10 às 12 horas (portugués (Brasil))
- Figura 5 – O padrão da temperatura e umidade relativa do ar no horário de 9h (portugués (Brasil))
- Figura 6 – O padrão da temperatura e umidade relativa do ar no horário de 15h (portugués (Brasil))
- Figura 7 – O padrão da temperatura e umidade relativa do ar no horário de 21h (portugués (Brasil))
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.