A vegetação e sua influência no microclima urbano

Authors

  • Washington Silva Alves Universidade Estadual de Goiás - Campus de Iporá

Abstract

Resumo: A vegetação, como agente influenciador no clima das cidades, tem sido foco de vários estudiosos do clima urbano. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o padrão da temperatura e umidade relativa do ar e avaliar as condições de conforto térmico em dois pontos da área central da cidade de Iporá-GO. Os pontos selecionados apresentam características semelhantes de morfologia, uso e ocupação do solo, latitude, longitude, altimetria, porém se diferenciaram em relação a densidade de vegetação. Os dados de temperatura e umidade foram coletados entre os dias 27/07/2012 e 01/08/2012 em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h. Os resultados demonstraram que a área com vegetação registrou 5,6ºC a menos que a área desprovida de vegetação durante o horário de 9 horas. Também foi constatado que a área com vegetação apresentou condições de conforto térmico classificado como “Confortável”, durante os três horários analisados.

Palavras-Chave: Clima. Cidade. Vegetação.

 

La vegetación y su influencia en microclima urbano 

La vegetación, como agente que influye en el clima de las ciudades, ha sido el foco de varios estudiosos del clima urbano. En este sentido, el objetivo de este estudio fue analizar el patrón de la temperatura y la humedad relativa y evaluar las condiciones de confort térmico en dos puntos de la zona central de la ciudad de Iporá-GO que mostraron características similares de la morfología, el uso y ocupación de la tierra, latitud, longitud, altitud, pero diferían en relación con la densidad de la vegetación. Los datos de temperatura y humedad fueron recogidos entre 27/07/2012 y 01/08/2012 día en tres diferentes ocasiones, 9h, 15h y 21h. Los resultados mostraron que el área con vegetación registró 5,6ºC a menos que el área desprovista de vegetación, durante el tiempo de 9 horas. También se encontró que el área de vegetación presentada confort térmico clasificado como "cómodo" durante los tres tiempos analizados.

Palabras Clave: Clima. Ciudad.  Vegetación

 

 

Author Biography

  • Washington Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás - Campus de Iporá
    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Especialista em Gestão e Conservação do Meio Ambiente pela FMB (Faculdades Montes Belos) em 2010 e Mestre em Geografia pela UFG - Regional de Jataí (2014). Pesquisador do grupo de pesquisa "Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento (UFG). Atualmente é professor e coordenador do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Iporá. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Clima Rural, Clima Urbano e Ensino de Climatologia.

Published

2016-05-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A vegetação e sua influência no microclima urbano. (2016). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 5(1), 205-221. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/4072