A importância do professor supervisor no Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.31668/elisee.v12i01.13196Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado. Formação de professores. Geografia. Professor supervisor. Ética docente.Resumo
O objetivo deste texto é discutir sobre o papel do professor supervisor da escola básica no acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia. Esse profissional exerce a função de co-formador na trajetória de licenciandos, junto ao professor orientador da disciplina na universidade, e participa ativamente no desenvolvimento das experiências docentes que envolvem essa atividade acadêmica. Assim, abordaremos o processo formativo na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da sétima fase do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), durante o primeiro semestre de 2021. As atividades de estágio envolveram a figura do professor supervisor na escola básica, os estagiários e o professor orientador. Esse período foi marcado pela pandemia da COVID-19 e as aulas na escola aconteceram no formato híbrido, enquanto na universidade eram realizadas exclusivamente no formato não-presencial. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos relatórios de estágio apresentados pelos licenciandos, das experiências das professoras (orientadora e supervisora) e de bibliografias referentes às temáticas abordadas. Por meio da análise dos dados, consideramos que o professor supervisor desenvolve um papel ético na formação docente dos graduandos ao viabilizar a iniciação dos licenciandos na docência e ao partilhar suas práticas e vivências em sala de aula.
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