A importância do professor supervisor no Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de pandemia da Covid-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31668/elisee.v12i01.13196

Mots-clés :

Estágio Curricular Supervisionado. Formação de professores. Geografia. Professor supervisor. Ética docente.

Résumé

O objetivo deste texto é discutir sobre o papel do professor supervisor da escola básica no acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia. Esse profissional exerce a função de co-formador na trajetória de licenciandos, junto ao professor orientador da disciplina na universidade, e participa ativamente no desenvolvimento das experiências docentes que envolvem essa atividade acadêmica. Assim, abordaremos o processo formativo na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da sétima fase do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), durante o primeiro semestre de 2021. As atividades de estágio envolveram a figura do professor supervisor na escola básica, os estagiários e o professor orientador. Esse período foi marcado pela pandemia da COVID-19 e as aulas na escola aconteceram no formato híbrido, enquanto na universidade eram realizadas exclusivamente no formato não-presencial. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos relatórios de estágio apresentados pelos licenciandos, das experiências das professoras (orientadora e supervisora) e de bibliografias referentes às temáticas abordadas. Por meio da análise dos dados, consideramos que o professor supervisor desenvolve um papel ético na formação docente dos graduandos ao viabilizar a iniciação dos licenciandos na docência e ao partilhar suas práticas e vivências em sala de aula.

Biographies des auteurs

  • Maynine Souto de Macedo, , , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Professora de Geografia da Educação Básica. Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Graduada em Geografia Licenciatura pela UDESC.

  • Suelen Santos Mauricio, , , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Professora substituta do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Graduada em Geografia Licenciatura pela UDESC.

  • Ana Paula N. Chaves, , , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do grupo Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens e da Rede Internacional de Pesquisas em Imagens, Geografias e Educação.

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Publiée

2023-04-10

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A importância do professor supervisor no Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de pandemia da Covid-19. (2023). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 12(01), e1212310. https://doi.org/10.31668/elisee.v12i01.13196